quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cineminha com pipoca - na *Sede do Projeto Boneca Africana Rana (PBAR)

         "Cineminha com pipoca", que pode ser "com suco", "com pizza", "com bolo", etc é um dos subprojetos do PBAR. 
                 O espaço é aberto à comunidade para assistir filmes que abordem a  história e a cultura africana e afro-brasileira; que mostrem atores, diretores, personagens negros e negras destacando a importância e a contribuição do negro para o desenvolvimento do país e do mundo em todos os tempos e lugares. 
                  Este trabalho não é somente para o participante negro se autoafirmar, mas é também, para que o não-negro, se auto-afirme como brasileiro sem negar o grande valor da cultura negra na constituição deste país, ao lado da cultura indígena e europeia.
               Neste dia foi passado o filme "Kiriku e a feiticeira" e os participantes (crianças e adultos) puderam se deliciar com uma saborosa pipoca doce e salgada. Houve uma roda de conversa onde foi possível falar sobre a figura do negro apresentada no filme e outras questões que foram levantadas no decorrer da conversa.
                Foi interessante a colocação de uma das crianças, com 7 anos de idade, ao demonstrar compreensão sobre a diferença entre ser africano e ser afro-brasileiro, quando disse para mim (Profª Ingrid), "eu achava que você era africana porque você fala muito da África, mas você é daqui mesmo, né? Mas você não é daqui de Rio Grande, é? Você fala diferente!" Esta foi uma boa oportunidade para falar dos meus ancestrais e também dos dele. Experiência incrível!

* A Sede do PBAR funciona nos fundos da minha casa. 
Texto de Ingrid Costa e fotos de Renato Costa

(8 de agosto de 2015)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui! O Projeto Rana agradece!