A Professora Ingrid Costa busca recuperar a identidade positiva do negro na sociedade brasileira e em 2008 idealizou e criou o personagem Boneca Rana para dar suporte aos professores e educadores da rede escolar pública e/ou privada, assim como instituições interessadas pelo tema, para atender a Lei 10.639/2003.O Projeto foi reconhecido em 2018 pelo MINC como Ponto de Cultura. Rana é um nome de origem africana e quer dizer felicidade. Entre em contato: (53)981082550.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2015
Coral na EEEM Silva Paes - "Diálogos sobre a consciência negra"
O Projeto Boneca Africana Rana recebeu convite das Profª e Coordenadora Pedagógica Lúcia Fazio e a Profª de Geografia Simone Souza para ministrar palestra sobre a consciência negra na EEEM Silva Paes em Rio Grande/RS.
Em um momento da fala da Profª Ingrid Costa foi proposto um "cantar" como "celebrar a vida" característica do Povo Negro, e assim, foi montado um pequeno coro, onde os participantes se envolveram contemplando a vida, como reconhecimento da influência artística do povo africano na cultura brasileira, enaltecendo a cultura afro-brasileira.
Foi uma experiência incrível, pois me reportou à tempos remotos quando eu podia cantar e dirigia corais. Nesse momento, em poucos minutos em que isso se formou, pude reviver a alegria de se expressar através da arte, do canto. Naquele instante, houve um espetáculo na escola Silva Paes. Vivas para o povo africano! Vivas para o povo afro-brasileiro! Vivas para o povo brasileiro! Viavas para os alunos da EEEM Silva Paes!!!
quinta-feira, 10 de dezembro de 2015
domingo, 15 de novembro de 2015
Aulas de Capoeira
As aulas de Capoeira com o Mestre Saci e Professor Felipe da Associação de Capoeira Zumbi dos Palmares tem acontecido na Sede do Projeto Boneca Africana Rana. Não há idade e nem conflito de gerações, todos são acolhidos nesse "Quilombinho", espaço esse para compartilharmos nossos saberes.
Atividade física, intelectual, cultural.
Momentos de sensibilização, conscientização, reflexão, ação, aprendizado, confraternização.
Seja bem-vindo!
Informe-se como participar!
Email: professoraingridcosta@gmail.com
Tel: 81074486
Facebook: Ingrid Costa/
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
sábado, 31 de outubro de 2015
Oficina de Boneca Abayomi feita com fitas
Junto com os estagiários Marina Marandini, Matheus Dornelles e Leonardo Leal, da Escola Viva, fizemos bonequinhas de pano Abayomis, ou melhor dizendo, bonequinhas Abayomis de fitas, onde contei a história originária das bonequinhas de pano feitas de nós, proposta do Projeto da escola "Da África pra cá!" - colaboração do Projeto Boneca Africana Rana.
Profª Ingrid Costa

sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Trabalho realizado na Escola Wanda Rocha-Cassino - "Menina Bonita do Laço de Fita"
Assista ao vídeo com a história da "Menina Bonita do Laço de Fita" clicando o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=XU23FT3vPZM
https://www.youtube.com/watch?v=XU23FT3vPZM
Eu, Mãe da Menina Bonita do Laço de Fita e a Menina Bonita do laço de Fita. Desmitificando a pobreza, a miséria, a falta de dignidade que insistem em divulgar sobre as pessoas, das pessoas negras do continente africano. Eu quero mostrar a beleza, a riqueza, a virtude desse continente, desses países africanos, das pessoas, das pessoas negras oriundas desses povos. Eu tenho orgulho das minhas raízes e de ser brasileira! Eu tenho história sim para contar!!!! Sempre uma boa história!!!!
quarta-feira, 28 de outubro de 2015
Entrevista com a Profª Ingrid Costa, que conta um pouco da sua trajetória e da Boneca Africana Rana
Para ler a entrevista na íntegra acesse o link: https://cadernodechamada.wordpress.com/
A professora Ingrid Costa é responsável por um trabalho fantástico ligado à temática da História e cultura afro-brasileira, a Boneca Africana Rana. Contadora de histórias, narradora, ela concorre a uma bolsa da Funarte (MinC) com essa sua criação pedagógica tão importante. Segue uma entrevista com a Ingrid, que conta um pouco da sua trajetória e do atual reconhecimento por esses anos de caminhada, numa batalha contínua para trazer esse debate para dentro das salas de aula.
quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)